22 de fev. de 2012

DICAS


Todas as noivas, mesmo aquelas mais “zen”, antes ou depois se deparam com a ansiedade do casamento.
Nesse momento, o cansaço, a irritabilidade, as crises de choro começam a ser mais frequentes.

Segue 2 dicas de exercícios para controlar essa ansiedade.


O turbilhão de preparativos, mil decisões a tomar, a quantidade de coisas a fazer, gastos e mais gastos, o medo de errar, a sensação de não ser capaz de executar algumas tarefas, a frustração meteorológica (e se chover?). Todos estes sentimentos e ações bastam para justificar a ansiedade da noiva (não que os noivos sejam imunes).
Os sintomas são clássicos: pouca capacidade de concentração, aceleração do batimento cardíaco,  enxaqueca, cansaço, irritabilidade, crises de choro ou pânico. Acredite, isso é normal.

O casamento é um “stress” mesmo, cientificamente provado e situado no nível 50 da escala do estresse (que vai de 0 a 100) de Holmes e Rahe, os psiquiatras inglese que estudaram a incidência de um evento estressante na vida das pessoas. O casamento estressa mais que uma gravidez (nivel 40).
Admitido o estresse, necessitamos agora controlá-lo para que isso não estrague um dos momentos mais lindo da sua vida. Uma psicoterapeuta, Fabia Schoss, especialista em técnicas de relaxamento comenta: a ansiedade dos preparativos do casamento pode ser controlada com exercícios muito simples que fazem efeito se repetidos com frequência.

Siga, agora as técnicas de relaxamento para manter a calma enquanto em volta de voce reina o caos:

Exercício 1
Deitada na cama, olhos fechados, corpo relaxado, coloque toda atenção na respiração: sinta o ar que entra e sai, entra e sai, entra e sai. Se os pensamento vêem à mente, deixe-os vir e depois ir, não tente interrompê-los.

Tempo mínimo: 5 minutos. Início pela manhã, aos primeiros sintomas de ansiedade.
  


Exercício 2
Deitada na cama, estenda os braços e pernas com os pés esticados para fora, estique, alongando bem os músculos e mantenha o alongamento por 10 segundos e depois relaxe. Repita outras vezes. 
Tempo minimo: 3 - 4 minutos. Início pela manhã, de preferência logo após o exercício 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário